O que é um “Laudo de Avaliação”?

O Laudo técnico de Avaliação é na verdade um relatório detalhado que contempla vistoria técnica, coletas de informações, pesquisas de mercado, resultado de análises matemáticas, documentais, fotografias e outros anexos. Para cada tipo de Consultoria há um Laudo Técnico específico, adaptado as necessidades dos trabalhos, assim como das solicitações específicas de cada cliente, bem como às Normas vigentes.

Quem pode fazer “Laudos de Avaliações”?

No Brasil, em conformidade com a lei Federal 5.194/66 e pela resolução 345 do Confea - Crea, especifica que poderão realizar Perícias e Avaliações Arquitetos e Engenheiros dentro de suas especialidades, ou seja: O Engenheiro Civil e Mecânico poderá realizar avaliações de imóveis urbanos, industriais, estudos de viabilidade, perícias de engenharia, Máquinas, equipamentos, assim como imóveis rurais, os quais devem ser avaliados respectivamente pelos Engenheiros Mecânicos e Agrônomos. Evidentemente, que em casos complexos, como em estudos de viabilidade, análises de projetos e complexos industriais sofisticados, são montadas equipes multidisciplinares, com a presença de diversas modalidades de Profissionais.

Quem deve contratar uma “Empresa de Avaliações”?

Sempre que você quiser comprar, vender, alugar, ou seja, realizar um investimento em bens tangíveis ou intangíveis, ou seja, quando houver a necessidade da “tomada de decisão”, uma empresa especializada deve ser contratada para subsidiar o melhor caminho a ser escolhido. A busca pela atualidade e qualidade das informações, a minoração dos riscos, deve ser o primeiro dos objetivos.

Como contratar uma “Empresa de Avaliações”?

As recomendações a seguir expostas devem preferencialmente seguir os seguintes requisitos: Escolha a empresa que estiver operando comprovadamente há mais de 5 (cinco) anos; verifique quem são os clientes da empresa, pois eles podem representar por si só; escolha ao acaso alguns clientes e peça os telefones e nome do contato; pergunte sobre as metodologias empregadas, sua atualidade tecnológica, etc.; tente analisar a idoneidade da empresa no mercado.